Grande Prémio de Relojoaria 2019
O Anuário Relógios & Canetas realiza a terceira edição do Grande Prémio de Relojoaria, iniciativa única no seu género em Portugal. Pela primeira vez, e reforçando uma parceria que existe desde há anos, a short-list dos candidatos ao Grande Prémio foi anunciada na Portojóia 2019.
O Grande Prémio de Relojoaria distingue anualmente as melhores peças de relojoaria em diferentes categorias lançadas ou apresentadas no período a que corresponde cada edição. O Anuário Relógios & Canetas pretende, com esta iniciativa, promover a indústria relojoeira, as suas marcas e representantes em Portugal, reconhecendo assim a sua importante contribuição para a evolução do setor dos serviços no país e, sobretudo, para o segmento do luxo.
O Grande Prémio de Relojoaria distingue modelos de relógios comercializados no mercado português e lançados no ano a que o prémio diz respeito. Assim, na sua terceira edição, foram tidos em conta relógios lançados no mercado nacional em 2019.
Seguem-se os vencedores do Grande Prémio de Relojoaria, com a descrição da respetiva categoria:
RELÓGIO DO ANO — GRANDE PRÉMIO:
Breguet Classique Tourbillon Extra Plat Squelette 5395
Distingue o melhor modelo de relógios mecânicos, de carga manual ou automáticos.
PRÉMIO COMPLICAÇÃO:
Montblanc StarLegacy Nicolas Rieussec Chronograph
Premeia o melhor modelo de relógios mecânicos, de carga manual ou automáticos, com pelo menos três indicações suplementares, para além de horas, minutos e segundos.
PRÉMIO RELÓGIO MASCULINO:
Jaquet Droz Grande Seconde Quantième
Premeia o melhor modelo de relógio mecânico, de carga manual ou automático.
PRÉMIO RELÓGIO FEMININO:
Frederique Constant Ladies Automatic Double Heart Beat
Premeia o melhor modelo de relógio mecânico, de carga manual ou automático, ou de quartzo.
PRÉMIO RELÓGIO DESPORTIVO:
Zenith Pilot Type 20 Chronograph Adventure
Premeia o melhor modelo de relógio mecânico, de carga manual ou automático, de quartzo, ou conectado.
PRÉMIO MELHOR DESIGN:
Hermès Arceau L’heure de la lune aventurine
Premeia o melhor modelo de relógio mecânico, de carga manual ou automático, de quartzo, ou conectado.
PRÉMIO PARA MELHOR RELÓGIO DO “QUOTIDIANO”:
Iron Annie Cockpit
Premeia modelos com PVP inferior a mil euros, mecânicos, de carga manual ou automáticos.
PRÉMIO DO PÚBLICO:
Seiko Presage Jardim Japonês
Premeia um modelo, por votação online dos leitores do Anuário Relógios & Canetas, e tendo por base a short-list para todas as categorias divulgada publicamente em primeira mão na Portojóia e, depois, no site do Anuário Relógios & Canetas e nas redes sociais.
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI:
Casa-Museu Medeiros e Almeida
Este prémio distingue uma personalidade, instituição ou iniciativa que desempenhe um papel fundamental na promoção da relojoaria de alta qualidade. Tem uma dimensão de prémio carreira (lifetime achievement).
Coube ao júri – composto por reconhecidos especialistas na área da Relojoaria e do Luxo – a escolha de 3 modelos por categoria, que integraram a short-list de selecionados.
Os modelos selecionados para a short-list tiveram de ser fisicamente disponibilizados durante 1 dia para a votação final do júri, que escolheu um por categoria.
Os vencedores do Grande Prémio de Relojoaria 2019 foram anunciados em Novembro, em evento realizado no Hotel Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra.